Cervejando – Harmonização cerveja e comida indiana

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A comida indiana é marcada pela utilização de diversos temperos, cores e sabores apimentados.

Uma das iguarias mais populares da Índia, a samosa é um tipo de pastel frito que pode ser recheado com carne ou lentilhas. Sempre temperados com muitas especiarias. Algumas versões trazem, também, pimenta, molho de hortelã e tamarindo. Para esse prato, que funciona como entrada, experimente com uma Helles, que possui equilíbro entre o malte e lúpulo com notas de pão e um leve amargor, além de ser leve.

O vada pav é um sanduíche vegano típico das ruas da Índia, ele é feito com hambúrguer de batata no pav, um tipo de pão e servido, normalmente, com algum chutney e uma pimenta verde. Harmonize com uma Pale Ale inglesa, que possui notas de caramelo do malte, que ressalta o sabor do hambúrguer de batata e minimiza a picância. 

O vindaloo, que tem algumas influências portuguesas em seu tempero, é feito com carne de porco e sua receita ainda contém cardamomo, pimenta, canela, gengibre, alho, pó de mostarda e vinagre, é um prato bem picante. Harmonize com Schwarzbier, uma cerveja escura, complexa, mas de corpo baixo e notas tostadas evidentes ou Brown Ale.

Popular Indian food entrees, side dishes and ingredients include rice, lentils, paneer, samosa, spices and masala. (Shutterstock)

O butter chicken é feito com frango marinado em iogurte, além da mistura de especiarias cozidas em molho de manteiga e pasta de tomates frescos. Normalmente, é consumido com lentilhas, salada verde e pão naan. Sirva esse prato com Blond Ale ou Kolsch.

Mas se o molho do frango mudar e o prato for frango tikka masala, que são pedaços de frango assado marinado em um molho curry temperado, harmonize com India Pale Ale, mas lembre-se que o lúpulo realça o apimentado, caso não queira isso, tente harmonizar com uma Amber Ale, que possui características do lúpulo, mas em menor proporção que a IPA.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja –[email protected]

Compartilhe esta notícia: